domingo, 1 de novembro de 2009

Na mesa do informal

Meus primeiros três posts serão relacionados a futebol e terão como objetivo demonstrar estatística e sensamentamente minhas opiniões sobre as questões postas na mesa do informal durante a derrota do Botafogo para o Flamengo.

Argumento I: O Málaga disputaria libertadores com grandes chances de se classificar se disputasse o campeonato Brasileiro.
Como o campeonato espanhol desse ano está ainda no início, antes da décima rodada, tomarei como base o campeonato espanhol do ano passado. O Málaga terminou na oitava colocação como 55 pontos em 38 jogos. O Málaga perdeu os quatro jogos que fez contra Real Madrid e Barcelona (tomando inclusive duas piabas de 4 a 1 e 6 a 0 para Real e Barça respectivamente), como ele não vai encontrar times nem perto desse nível aqui no Brasil eu vou exclui-los da contagem de aproveitamento de pontos do Málaga (faria o mesmo caso o Málaga tivesse ganhado). Então temos 55 pontos em 34 jogos. Estamos na 33ª terceira rodada do campeonato Brasileiro e o líder tem 58 pontos, aproveitamento de 58% e a zona da libertadores fecha com o Flamengo com 54 pontos em quarto lugar e 54% de aproveitamento. O que significa que se levarmos em consideração o aproveitamento e pontuação do Málaga que é tido como time mediano pra fraco na Espanha enfrentando Sevilla, Villarreal, Atlético de Madrid, Valencia, La Coruña e afins, ele estaria SIM na briga pela Libertadores. Agora imagina pegando Santo André, Náutico, Sport, Barueri.. E só não dá pra dizer que eles estaria na zona de classificação porque ainda falta uma rodada pra igualar os números. Mas se o Flamengo perder do Atlético Mineiro no Mineirão na próxima rodada (o que não é difícil de acontecer), poderemos dizer que o Málaga estaria em 4º a três pontos do líder.
Só pra terminar, o Málaga tem um estádio muito bonito e com um nome legal. O Estádio La Rosaleda tem capacidade pra 28,963 espectadores e foi reinaugurado em 2006.

Estádio La Rosaleda

Depois eu continuo, cansei de pesquisas por hoje.

0 comentários:

Postar um comentário