quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Danubio azul e a Copa Libertadores


Todos sabem que a Copa Libertadores da América é alvo de meu profundo respeito e admiração. É o auge das competições futebolísticas. São os campos ruins, os times agressivos, a malandragem... tudo que se espera de uma grande partida de futebol. E chegou a hora do meu Danubio entrar em campo e mostrar que é digno dessa competição. Depois de um ano e meio de crescimento e conquistas, eis o momento de debutar no mais alto torneio das américas.
Desde a conquista do título muita coisa mudou. O time ficou com mais verbas e contratações de renome e qualidade puderam ser feitas. Walter Pandiani, clássico atacante uruguaio com boa passagem pelo futebol espanhol chegou e ainda não correspondeu, está esquentando banco desde sua vinda. Zalayeta por sua vez é titular. Pablo García, volante com passagem pelo Real Madrid chegou pra dar um toque de experiência e brutalidade na marcação do meio campo. Álvaro Recoba, assim como na vida real, volta para o clube que o revelou com camisa dez e status de ídolo. E não decepciona. Lidera o time com gols e assistência precisas. Tendo a segunda melhor nota media do apertura com 7.34, fazendo 9 gols, três a menos que o artilheiro da equipe na competição Sebastian Pinto e sendo eleito melhor em campo em quatro jogos. Recoba deitou e rolou, o Maestro de peso que se esperava.
Os estrangeiros Kuproviesa, lateral esquerdo argentino do Boca e Diego Gavilán, volante paraguaio encerram o ciclo de contratações para o apertura e a sulamericana.

La Copa Sudamericana

Na copa sulamericana a primeira eliminatória designa o Emelec do Equador como adversário. Após empatar 1 a 1 no Equador, ganho de 2 a 0 em casa e estou na próxima fase. Ao pegar o Independiente, vejo que o buraco é mais embaixo. Empato em 2 a 2 em casa e uma derrota por 1 a 0 fora me elimina. Foco no apertura, é o que me resta.

Apertura

O objetivo era ganhar logo e garantir a vaga na final do campeonato nacional para só me preocupar com libertadores no primeiro semestre de 2011. O time tinha cinco pontos de vantagem, mas dois empates seguidos fizeram o River do Uruguai fungar no meu cangote. Assumiram a liderança no número de vitórias e assim o traiçoeiro campeonato uruguaio, que havia me abençoado com resultados precisos no último ano, me tira a liderança mesmo com meu time invicto. E mesmo fazendo 34 pontos, cinco a mais do que na temporada anterior quando consegui o título, fiquei na segunda colocação dois atrás do River. Não dá pra reclamar com o time. O River realmente fez uma campanha absurda e ganhou suado de mim.

Devido a minha campanha fraca na sulamericana e o desempenho insuficiente no apertura, torna-se evidente a necessidade de reforços. Sai Gavilán para a chegada de outro volante paraguaio, mais jovem e promissor. Victor Cáceres, pela bagatela de 650 mil reais. Já trabalhei com ele no Vasco e ele demonstrou ser um excelente volante, evolui muito. Faz parte da seleção paraguaia.
Chegam também Sebastian Gallegos, jovem meia atacante uruguaio de 19 anos do Atlético de Madri. Este vem sob diversos elogios da imprensa. 2 milhões 750 mil. Jorge Zambrana, eleito 3º melhor jogador do apertura, meia esquerda e central do River do Uruguai chega por 1 milhão 800 mil para suprir eventuais cansaços do veterano Recoba.
Já que a libertadores não impõe limite de jogadores estrangeiros, não vi problemas em contratar mais que os três permitidos pelas regras do campeonato uruguaio. Chegam o zagueiro colombiano de 35 anos Mário Yepes, para dar uma experiência a zaga e Ezequiel Gonzalez, argentino ex-fluminense com sua técnica e rapidez para engrandecer o meio campo.

Copa Libertadores da América

Sorteados os grupos, eu fico no grupo A junto a Cruzeiro (BRA), Medellín (COL) e Universitario (PER). Gostei, podia ser bem pior. Apesar da imprensa dizer que é um grupo difícil, me sinto na obrigação de passar de fase. Só o Cruzeiro realmente mete medo.
A estréia se dá contra o Universitário no Peru. Jogo truncado e chato, consigo me impor na base de um chute fora da área da grata revelação Ribair Rodríguez e depois numa bola na área que sobrou pro Recoba guarda. 2 a 0 e estréia com vitória. Não sei isso é bom ou ruim, mas o Cruzeiro empatou fora de casa com o Medellín.
Segundo jogo, enfrento o Melellín em casa. Vitória suaaaaada por 1 a 0 com o meu goleiro Esteban Conde salvando minha pele diversas vezes. Time segue perdendo mais gols do que o aceitável. E o Cruzeiro empatou em casa contra o Universitário em 0 a 0. Tô quase desistindo de lançar um retrancão uruguaio Celso Roth catimbeiro pra segurar eles e dar uma de ousado botando o time pra frente. Eles tão só se fodendo.
E assim foi, parti pra cima mesmo. Perdi de 1 a 0. Injustamente, é bom que se diga. No primeiro tempo eu fui brutamente massacrado. Durante o segundo tempo eu devolvi o massacre e dominei completamente, a bola não entrou por azar, capricho e o Fábio. Mas para se ter uma idéia do equilibrio, eu dei 16 chutes a gol e eles 17. Tive 52% de posse de bola. Cruzeiro não mete mais medo, joguei de igual pra igual e merecia ao menos o empate.
Mesmo com a derrota termino a primeira rodada na liderança do grupo com seis pontos seguido do Cruzeiro com cinco. Universitário tem quatro e Medellín um.
Os jogos de volta se iniciam e eu enfrento o Cruzeiro no Mineirão. Como já havia ousado no último jogo e perdido e o empate era suficiente, lancei uma retranca uruguaia típica. O time mais defensivo possível. Enquanto eu dava as instruções na lateral de "jogar ainda mais seguro", "meter a bola na área" e "importunar os adversários", o Cruzeiro faz o primeiro aos 10. Prossigo com minha defesa, 1 a 0 não é um resultado desastroso, embora seja ruim. Aos 33 Yepes é expulso e eu coloco o jovem zagueiro Marcelo Silva no lugar do Atacante Tabaré Viudez e sigo com a retranca. Só dá Cruzeiro, Esteban Conde eleito melhor em campo e o segundo gol do Cruzeiro parece inevitável. Mas ninguém contava com um chutão pra frente que acabaria numa falha de Fábio que perde a bola para Pinto na intermediária e eu empato o jogo! E a partir daí, foi só rezar e segurar ainda mais. A retranca foi recompensada! Me sinto mais uruguaio! 1 a 1 e vamos para a Colômbia enfrentar o Medellin.
Passeio em Medellin, 3 a 1 com um hat trick de Sebastian Pinto e classificação encaminhada. Somente se eu conseguir a proeza de perder por mais de 4 gols de diferença para o Universitario em casa e o Cruzeiro ganhar do Medellin no Mineirão eu seria eliminado. Agora é garantir a classificação em primeiro do grupo.
Eu não deixo milagres acontecerem. 2 a 0 pra mim gols de Pinto e Ribair Rodríguez. Classificação em primeiro do grupo.



Oitavas de Final

Enfrentarei o Libertad do Paraguai. Vamos ver no que que dá.

Jogo de ida: Libertad 0 x 1 Danubio
Primeiro tempo e eu tomei uma pressão do caralho. Só criei uma chance com o idiota do Cáceres, ex-Libertad, que perdeu cara a cara com o goleiro. Meu time não cria e é totalmente cerceado no seu próprio campo. Tá foda. Quando consegue passar do meio campo nada faz além de deixar espaços para contra ataques.
Puta que pariu! Conteção é o que há! Ribair Rodríguez deu um chutaço de fora da área e fez o gol. O goleiro deles foi expulso e o meu foi eleito melhor da partida. Ganhar injusto é mais gostoso.

Jogo de volta: Danubio 0 x 1 Libertad
Feitiço vira contra o feiticeiro. Dava pra ter passado, mas o time PERDE MUITO GOL, É IMPRESSIONANTE. Perdemos nos penaltis. Acabou o sonho, ano que vem voltaremos mais fortes.

Campeonato Uruguaio

Depois do azar no apertura, o clausura foi um passeio. Ganhei com o pé nas costas, 10 pontos de diferença para o segundo colocado. Dessa vez a final só teve dois jogos. 3 a 0 pra mim fora de casa e vitória por 2 a 1 em casa. O River do Uruguai não representou nenhum perigo.
Bi-campeão uruguaio.
Primeira contratação fechada, trata-se de ROLANDO SCHIAVI, o homem libertadores.

... Cinco jogos depois da contratação de Schiavi, ele já fez um gol de cabeça e mantém média de 7,30. Com a palavra, los hinchas de Danubio:

0 comentários:

Postar um comentário