quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os estádios mais legais para se praticar o verdadeiro futebol

Depois de assistir a San Lorenzo e River Plate (URU) me senti no dever de exaltar os estádios mais legais para se jogar uma verdadeira partida de futebol. Com carrinhos, catimbas, gol de zagueiro de cabeça e expulsões.
Obviamente, os únicos estádios nesse universo capazes de sediar uma partida assim são na américa. E todos sabem o porque.

1. Estádio Defensores del Chaco

Onde: Paraguai
Capacidade: 36.000 pessoas
Dono: Federação Paraguaia
Charme: A começar pelo nome, homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Chaco entre o Paraguai e Bolívia. Ou seja, excelente lugar para haver guerras. Já sediou seis finais de libertadores e abriga jogos da seleção paraguaia. Cabañas, Gamarra, Chilavert, Cáceres, Morel Rodríguez dentre outros gênios já desfilaram seu futebol por lá.

2. Estádio Libertadores de América

Onde: Argentina
Capacidade: 48.000 pessoas
Dono: Independiente
Charme: O estádio pertence a ninguém menos que o maior vencedor de Copas Libertadores da história, com sete títulos. E para coroar, leva o nome desta competição que é a mais charmosa do mundo. Foda-se Champions league, champions league é o caralho. Tem que ser cinquenta vezes mais macho pra ganhar libertadores. O estádio acabou de ser reinaugurado e é está dentro de todas as viadagens..digo, exigências da FIFA, construido com o dinheiro da venda de Aguero e Ustari, o novo Libertadores de América tem tudo para se firmar como mítico.

3. Estádio Gigante de Arroyito (Estádio Dr. Lisandro de la Torre)

Onde: Argentina
Capacidade: 41.654 pessoas
Dono: Rosário Central
Charme: Maradona transferiu o último jogo da Argentina do tradicional Monumental de Nuñez para lá com a justificativa de aumentar a pressão da torcida. Não precisa dizer mais nada, todos tremem diante da torcida argentina a poucos metros de suas nucas.

4. Estádio Mario Mercado Vaca Guzmán

Onde: Bolívia (mais precisamente Potosí, o inferno sem oxigênio)
Capacidade: 18.000 pessoas
Dono: Real Potosí
Charme: É o estádio mais perto de Deus neste mundo, com 3.960 metros de altitude, o que o impede de sediar Copas do Mundo por exemplo (tá vendo como os europeus são viados). Pior que isso só construir um no Everest. Estádio pequenos são geralmente fofos, mas esse é o pior pesadelo de qualquer profissional. Não tem grama, não tem oxigênio, não tem nada. Foi hilário ver os jogadores do Flamengo correndo feito baratas tontas implorando por um galão de oxigênio. Mais que um estádio, um método de tortura.

5. Ilha do Retiro (Estádio Adelmar da Costa Carvalho)

Onde: Brasil
Capacidade: 35.000 paraíbas
Dono: Sport
Charme: Confesso que tive dúvidas entre Ilha do Retiro e o Estádio dos Aflitos. Os dois não tem grama, segurança, estrutura.. não tem nada. Mas a Ilha do Retiro já sediou copa do mundo (obviamente a de 1950) e jogos da libertadores ano passado. Então aquele lamaçal ganhou nesse critério de desempate.

6. Estádio Centenário

Onde: Uruguai
Capacidade: 76 609 pessoas
Dono: Federação Uruguaia (Usado frequentemente por Peñarol e Nacional)
Charme: É gigantesco e é uruguaio. Tem mais mística do que o Maracanã se formos levar em consideração que o Uruguai não deu o vexame de perder a copa com o estádio Centenário lotado. Já cansou de sediar finais de libertadores e é a residência oficial da Celeste. O nome é uma homenagem do aniversário de 100 anos que o Uruguai se livrou do Brasil, fato que ocorreu em 1830 (e a inauguração do estádio obviamente em 1930).

7. La Bombonera (Estádio Alberto J. Armando)

Onde: Argentina
Capacidade: 49.000 argentinos ensandecidos
Dono: Boca Juniors
Charme: É simples: Nenhum brasileiro consegue ganhar deles lá. É mais fácil um piano cair na cabeça de um anão enquanto neva em ipanema do que um brasileiro ganhar lá. Em 10.000 anos de civilização, só cinco times brasileiros ganharam do Boca lá. Santos, São Paulo (Supercopa 1995), Cruzeiro, Paysandu (hahaha mítico. Robgol, Vandick, Balão, Iarley) e Internacional, o último, em 2008. Todos tremem da base, o estádio é mais que um amontoado de concreto. É um jogador; e dos bons.

8. Estádio Azteca

Onde: México
Capacidade: 114.600 mexicanos com sombrero e tequila
Dono: Seleção Mexicana
Charme: Cacete, o estádio tem capacidade pra mais de cem mil pessoas! É monstruoso, é gigantesco, é colossal. É o único estádio a sediar duas finais de copa do mundo, uma vencida em 70 pela seleção brasileira e outra vencida pela Argentina em 86. O nome do Estádio é muito maneiro, os Aztecas eram irados. Além disso, os malditos porcos da televisa quando compraram o estádio em 1997 tentaram mudar o nome pra Guillermo Cañedo, um executivo da emissora que tinha batido as botas. A população ficou puta da vida e desprezou a mudança de nome, fazendo com o que o estádio voltasse a se chamar oficialmente Estádio Azteca. Sábia decisão do povo.
Estádio palco de partidas épicas, como a semifinal entre Itália e Alemanha Ocidental na copa de 70, tem muita história pra contar e muito espaço pra acomodar testemunhas.

3 comentários:

Unknown disse...

faltou ai a vila belmiro .. estadio pequeno , praticamente vertical , lambra muito la bombonera , muita pressao em cima do adversario , um verdadeiro caldeirao , onde a torcida fica apenas alguns poucos metros do campo .... o santos na vila belmiro lotada é como o boca em la bombonera ....

Unknown disse...

PARA O DONO DESSA PORCARIA QUE ESCREVEU ESSES COMENTÁRIOS INÚTEIS SOBRE A ILHA DO RETIRO ,MAIS RESPEITO COM OS NORDESTINO E SOMOS PERNAMBUCANOS ,A ILHA DO RETIRO OFERECE UMA EXCELENTE ESTRUTURA FÍSICA É UM DOS MAIS TRADICIONAIS ESTÁDIO DE FUTEBOL DO BRASIL! ,A FINAL DA COPA DO BRASIL ACONTECEU NO ESTÁDIO DA ILHA DO RETIRO ONDE O SPORT CLUB DO RECIFE FOI CAMPEÃO VENCENDO POR 2X0 A EQUIPE DO CORINTHIANS PAULISTA ,O ESTÁDIO ESTÁDIO ADELMAR DA COSTA CARVALHO A ILHA DO RETIRO FICA NA GRANDE CIDADE DO RECIFE A UMAS DAS MAIS IMPORTANTES CIDADE DO BRASIL .

Lucas disse...

Resposta do dono da porcaria que escreveu comentários inúteis:
1. Me mostre onde desrespeitei os nordestinos
2. Me mostre em qual região se localiza pernambuco no mapa do brasil
3. Se você entedesse bem as cinco linhas que escrevi, saberia que exaltei a história do estádio.
4. Parabéns pela copa do Brasil. E pelo título brasileiro de 87.

Postar um comentário